segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Enhanced Versatile Disc (EVD)

Enhanced Versatile Disc (EVD) é um formato de áudio e vídeo digital baseado em mídia óptica desenvolvida na China com o objetivo de substituir o DVD e eliminar os custos com o pagamento deroyalties. O EVD possui a capacidade de armazenar vídeos em alta-definição, recurso indisponível no DVD.
O EVD foi anunciado pela primeira vez em 18 de novembro de 2003 pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua. A China começou o desenvolvimento da tecnologia em 1999. Após disputas judiciais entre a On2 Technologies, desenvolvedora do codec utilizado no padrão, e o consórcio Beijing E-World, responsável pelo formato EVD, o desenvolvimento do formato parece ter sido interrompido, mesmo já tendo sido proposto ao governo chinês como padrão.
Após a disputa contratual em 2004, pouco se ouviu sobre o EVD até 6 de dezembro de 2006, quando 20 empresas chinesas de eletrônicos demonstraram 54 protótipos de reprodutores de EVD, anunciando sua intenção de trocar completamente para o formato em 2008, como um esforço para reduzir a dependência de produtos e tecnologias estrangeiras, além de estabelecer um mercado para o produto. Apesar da indústria já ter se esforçado anteriormente, nunca houve tanto apoio como dessa vez.
Especula-se que, atualmente, nenhum EVD esteja codificando conteúdo em resolução HDTV, ou que exista um bloqueio que esteja prevenindo que os discos sejam reproduzidos na sua resolução completa. O formato não é mais vendido pela Livraria Xinhua em Wuhan, devido ao baixo número de vendas.

Teremoto Haiti mostra a igreja onde Zilda Arnes morreu , a imagem de Jesus ficou intacta

http://www.youtube.com/watch?v=UHVT-x8KIBU

Chegou

Seja benvindo colega ,
Vamos ajudar na evolução indvidual e coletiva o nosso planeta.
Todos podemos fazer alguma coisa.
http://twitter.com/JMSZEKA
http://jmszeka.blogspot.com

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Pesquisador e aficcionado por geopolitica http://twitter.com/JMSZEKKA .