terça-feira, 1 de novembro de 2011

10 tendências que podem transformar o futuro das empresas


10 tendências que podem transformar o futuro das empresas

David Coyle, analista do Gartner, listou quais os principais fatores que podem transformar as ações das companhias no futuro

De acordo com os dados do Gartner o tráfego de informações vai quadruplicar até 2015. Estima-se que mais de 107 trilhões de e-mail serão enviados até o fim deste ano. O Facebook tem mais de trinta bilhões em conteúdo. Esses são alguns exemplos da evolução da tecnologia que vão além da infraestrutura e que podem modificar as empresas no futuro. Para entender essas mudanças, David Coyle, analista do Gartner, apresentou estudo: “As 10 principais tendências e o impacto na infraestrutura e operações”, durante Gartner simpósio ITxpo 2011.
1. Evolução da virtualização:
A virtualização impacta diretamente nos negócios da empresa, pois ela é a chave para facilitar os processos de comunicação e tornar as operações de negócios mais rápidas. “O interessante da virtualização é que além de tudo que ela pode proporcionar, como agilidade e mobilidade ainda reduz custos da empresa. A computação em nuvem vem para colaborar com esta tendência”, disse Coyle.
2. Padrões de análise de dados:
Segundo Coyle, os dados vão crescer 800% em cinco anos. Só para se ter uma idéia, mais de dois bilhões de vídeos são assistidos no Youtube. Ontem foram enviados 293 bilhões de e-mails. Isso vai impactar diretamente nas empresas, pois esses dados precisam ser gerenciados e isso gera custos para as companhias. “Esse ainda é um grande desafio que precisamos aprender a lidar”, disse.
3. Eficiência energética:
Neste caso, é preciso rever a eficiência energética nos data centers. “Com alto consumo de energia será preciso pensar em modelos de infraestruturas que suportem a crescente demanda”, relembrou.
4. Computação sensível ao contexto:
Um adolescente chega e enviar 4762 mensagens em um mês. “Essa é a forma de comunicação dos jovens. Eles estão tão focados nas mídias sociais que quase dispensam e-mail e voice mail”, disse Coyle. Plataformas móveis entram neste cenário como a chave para a unificação, integração corporativa e social. “Nesse sentido é preciso pensar na computação de acordo com o seu contexto para desenvolver tecnologia que agregue valor”, concluiu.
5. Criação da forma T de trabalho:
Coyle faz um alerta para empresas desenvolverem formas de trabalho diferenciadas, de acordo com as expectativas da nova geração, promovendo comunicação unificada e de colaboração.
6. Redes sociais e TI:“Estima-se que 1,9 bilhão de pessoas estejam na internet, deste total, 33% usam Facebook”, disse. Mas, segundo o analista é preciso parar de pensar em Twitter e Facebook. “Chegou o momento de desenvolver sistemas de colaboração e fidelização dos consumidores no setor de TI”, ressaltou.
7. Consumerização e tablets:
Os PCs estão se tornando cada vez mais obsoletos, o futuro da computação está nos tablets. “Atualmente tudo está se transformando em computadores e isso tem mudado o hábito das pessoas”, disse. E completou: “A consumerização é uma realidade, atualmente pode-se fazer donwloads de aplicativos sem ter que pedir permissão para a TI da companhia”.
8. Computação e densidade de centro de dados:
A TI vai demandar cada vez soluções que sejam mais rápidas e poderosas, no entanto, será preciso adaptar computadores para processar um número cada vez maior de dados, e ao mesmo tempo reduzir custos. “A tecnologia tem evoluído para conseguir fornecer soluções cada vez mais baratas”, disse.
9. Computação em nuvem:
Quando se fala em cloud, a dúvida entre nuvem pública e privada ainda persiste. Atualmente 20% utilizam nuvem pública e 80% nuvem privada. “É preciso que companhias pensem em estratégias para decidir qual delas adotar”. disse.
10. Estrutura de convergência e infraestrutura de computação:
Estrutura de convergência pode otimizar os recurso do data center, mas equipes de TI têm um grande desafio unir os sistemas e fazer com que trabalhem os recursos em conjunto.

Fonte Infomweek

Chegou

Seja benvindo colega ,
Vamos ajudar na evolução indvidual e coletiva o nosso planeta.
Todos podemos fazer alguma coisa.
http://twitter.com/JMSZEKA
http://jmszeka.blogspot.com

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Pesquisador e aficcionado por geopolitica http://twitter.com/JMSZEKKA .