terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"Não existe solução para estupidez do internauta", diz ex-hacker

"Não existe solução para estupidez 
do internauta", diz ex-hacker

Kevin Mitnick ironizou usuários que não se esforçam para garantir segurança na rede
André Sartorelli, do R7

foto por Julia Chequer/R7
Kevin Mitnick diz que foi trabalhar em empresas porque "precisa se sustentar e é o dinheiro que move esse mercado de crimes cibernéticos"

Uma das atrações mais aguardadas daCampus Party (evento que reúne fãs de tecnologia nesta semana em São Paulo), o americano Kevin Mitnick, ex-hacker e hoje executivo, disse na tarde desta terça-feira (26) que, por mais potentes que sejam, os programas antifraude não conseguem garantir a segurança do PC. Ele ainda criticou o comportamento dos usuários de internet, que não se protegem adequadamente.
– Para ganhar um chocolate ou uma caneta de brinde na internet as pessoas aceitam qualquer coisa. Informam dados pessoais como telefone e endereço em formulários de pesquisa, por exemplo. Essas informações não deveriam estar na rede.
Ele explicou que, como ninguém está livre de roubo de dados pela web, cada um deve fazer sua parte porque os crimes são cada vez mais aprimorados
– E não existe solução para a estupidez do internauta.
Há dez anos Mitnick deixou a cadeia nos Estados Unidos após ser considerado por muitas empresas como um dos piratas virtuais mais famosos do mundo. Ele invadiu o sistema de algumas companhias e acabou detido.
– Hoje estou do outro lado porque basicamente preciso me sustentar e é o dinheiro que move esse mercado de crimes cibernéticos. O que eu fazia é feito por muitos internautas. O trabalho que antes era uma diversão acaba se tornando um ótimo negócio profissional.
Consultor de diversas empresas na área de segurança, Mitnick fala que não é possível garantir 100% de segurança na rede.
– Existem falhas em qualquer sistema porque são feitos por pessoas. Existem programas específicos para cada tipo de dano que possa ser causado, mas não há algo que não possa ser invadido. Mesmo assim, precisamos incentivar as pessoas a usarem a internet, não a temê-la. Um grande problema é que as pessoas querem tudo pronto e descuidam da segurança.

Chegou

Seja benvindo colega ,
Vamos ajudar na evolução indvidual e coletiva o nosso planeta.
Todos podemos fazer alguma coisa.
http://twitter.com/JMSZEKA
http://jmszeka.blogspot.com

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Pesquisador e aficcionado por geopolitica http://twitter.com/JMSZEKKA .