segunda-feira, 27 de julho de 2009

Transmissibilidade da gripe

http://www.bancodesaude.com.br/gripe-suina/109011052009-gripe-suina-se-dissemina-mais-facilmente-que-gripe-comum


Transmissibilidade da gripe

1ºA gripe humana é altamente contagiosa e transmite-se de pessoa a pessoa, geralmente por via respiratória. Consequentemente, as pessoas em ambientes fechados ou muito povoados, tais como estudantes, prisioneiros e residentes em lares estão em risco elevado de exposição.

Nos lares, cerca de 60% dos utentes podem ter doença, e dos atingidos, 30% vêem a morrer. Os infectados têm maior contagiosidade durante o período do pico dos sintomas.

Em contraste com a taxa de letalidade de casos, a taxa de ataque da doença é mais elevada nas crianças (14%-40% anualmente), com taxas de ataque superiores a 30% nas crianças em idade pré-escolar. Ao passo que os adultos podem ser infectantes desde o dia anterior ao início dos sintomas até cerca do quinto dia depois, as crianças são infectantes durante 10 ou mais dias depois do início elos sintomas. A transmissão nas escolas tem um papel fundamental na propagação dos surtos de gripe, como se vê pela rápida subida dos casos em estudantes após o regresso de férias.

Outra indicação ela importância das crianças na transmissão da gripe foi o sucesso de um programa de vacinação que foi orientado para as crianças do preparatório e do secundário numa tentativa de limitar o surto na comunidade.

Da mesma forma, um estudo russo mostrou que as taxas de vacinação da gripe em escolas se correlacionaram de forma inversa com as taxas de doença entre o pessoal escolar e as crianças não vacinadas.





Alterações do vírus Influenza, pandemias e vírus da gripe aviária H5N1A gripe é causada por infecções com os tipos A ou B do vírus Influema. Os antigénios de superfície do vírus Influenza alteraram-se periodicamente levando a mutações antigénicas minor (drift) e major (shift). A mutação dos antigénios major (shift) consiste numa mudança substancial dos subtipos e surge apenas na influenza do tipo A. O resultado de uma mutação major é a emergência de uma nova estirpe para a qual a comunidade tem pouca ou nenhuma imunidade anteriormente adquirida. A circulação desta nova estirpe pode levar a uma pandemia, que se caracteriza por um surto grave, rapidamente progressivo, que atinge todas as regiões do mundo com altas taxas de ataque atingindo todos os grupos etários. A mortalidade pode ser maior do que o esperado em adultos saudáveis abaixo dos 65 anos.

Durante os anos 1918-1919 na pandemia de «gripe espanhola» morreram mais de 500.000 pessoas nos Estados Unidos, sendo cerca de metade adultos jovens e saudáveis. As mutações antigénicas minor (drift) são pequenas alterações que surgem de forma regular. Estas alterações minar podem aparecer quer no tipo A quer no B. As estirpes anuais de vacinas são escolhidas pela OMS, o coe e a FOA com base na epidemiologia de serotipos específicos.

Em 2005, foram confirmados 97 casos em humanos e registadas 42 mortes por infecção confirmada com a estirpe aviária H5N1; até 29 de Novembro de 2006, estavam confirmados pela OMS 111 casos de infecção humana e 76 casos de morte (figura I). Estudos de sequenciação genética mostraram que todos os genes eram aviários e resistentes à amantadina e rimantadina e que uma segunda estirpe tinha emergido. A forma actualmente recomendada de controlar os surtos e de tentar limitar a propagação ao homem tem sido a matança das aves infectadas e expostas, incluindo aves domésticas.

Os viajantes para certos países devem ser avisados a não visitar locais como quintas e mercados com aves vivas e evitarem os contactos com aves domésticas doentes etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“A vida é uma sucessão de sucessos e insucessos, que se sucedem sucessivamente sem cessar “

José de Mendonça Simões

josedemsimoes@gmail.com


JMSZ€KA

Recife PE

Chegou

Seja benvindo colega ,
Vamos ajudar na evolução indvidual e coletiva o nosso planeta.
Todos podemos fazer alguma coisa.
http://twitter.com/JMSZEKA
http://jmszeka.blogspot.com

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Pesquisador e aficcionado por geopolitica http://twitter.com/JMSZEKKA .