segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cadeira de rodas para situações de emergência no Senado pra que isso, quase R$ 200 mil el 16 cadeiras?



Cadeira de rodas para situações de emergência,

Se fossem cordas para enforcar quem teve essa ideia, comprou e pagou? 


Ninguem sabe como funciona , para que e ate o corpo de bombeiros atesta ser pessima, ja que atrapalha num caso de uso?




Foto de servidores em treinamento
Os servidores que trabalham em determinados edifícios do Senado já devem ter notado a presença de uma “embalagem” amarela afixada na parede de alguns andares, geralmente na saída de emergência. E muitos deles também já devem ter se perguntado sobre a utilidade do equipamento, já que dificilmente se faz uma pausa para ler as instruções impressas na capa do objeto.


Pois bem, trata-se da cadeira de rodas para descida de escadas em situações de emergência. O equipamento de segurança foi adquirido com o intuito de facilitar qualquer plano de evacuação, em caso de incêndio ou qualquer outro acidente que exija a rápida saída de pessoas com dificuldade de locomoção. “O empregador tem o dever de providenciar meios adequados de evacuação do ambiente para todos que utilizem suas dependências. A discriminação contra deficiências, a inobservância às exigências de segurança e saúde do trabalho, o descumprimento das leis, podem causar sérios prejuízos a uma organização, e são passíveis de indenizações”, justifica Ronaldo Silva, chefe do Serviço de Prevenção de Acidentes e Segurança do Trabalho (SEPREV).


As 32 cadeiras foram adquiridas em dezembro do ano passado e distribuídas pelos prédios do Senado com mais de um andar (Anexo I, II, Interlegis, SAMS e outros) e que tenham escadas como rota de fuga. Segundo Ronaldo, profissionais da área de segurança conheceram as cadeiras nas ambulâncias do SAMU, CBMDF, Polícia Civil e Banco Itaú. Daí, o interesse pelo equipamento nas dependências do Senado. O chefe do SEPREV explica que as cadeiras são úteis principalmente no caso do Anexo I, um prédio com 28 andares, onde, em caso de incêndio ou acidente, os elevadores são desligados e as escadas, estreitas para a passagem de uma maca, são o único caminho para sair. 


Cadeira de rodas para situações de emergência
De acordo com o que está escrito nas recomendações de uso, o equipamento suporta o peso máximo de 136 kg e é adequado para um declive entre 28 e 39 graus. Pensando nisso e na real utilidade da cadeira, pedimos ao SEPREV que fizesse uma pequena demonstração do uso correto do equipamento. Testamos a descida de um andar com três diferentes “duplas”. Em uma delas, a que esta repórter deveria transportar um homem bem maior e mais pesado do que ela, ficou nítida a necessidade de treinamento para proceder corretamente e com eficiência. 


Durante a demonstração, Ronaldo reconheceu que é indispensável o treinamento de pelo menos uma parte dos servidores do local onde se encontra o equipamento. Já foram treinados servidores da SEPREV, militares do Corpo de Bombeiros que prestam serviço na Brigada de Incêndio do Senado, enfermeiros e motoristas da Secretaria de Assistência Médica e Social (SAMS), funcionários da SQS 309, policiais legislativos e vigilantes. Os próximos a aprender a usar a cadeira serão os servidores dos Anexos I e II e do Edifício Principal. “Vamos treinar o maior número possível de pessoas. Se alguém perder o treinamento e quiser agendar um outro dia, é só nos procurar”, explica Ronaldo. 


Além das cadeiras, mais equipamentos de segurança já foram adquiridos e estrategicamente distribuídos pela Casa. São desfibriladores automáticos, pranchas de salvamento, alarmes, sprinklers, tudo para prevenir acidentes. O chefe do SEPREV lembra ainda que vistorias e treinamentos operacionais desses recursos são constantes e periódicos. 


Outra medida que pode ajudar a salvar vidas é futura contratação da brigada de incêndio particular, que criará uma brigada de voluntários. O objetivo é contar com a ajuda de servidores efetivos, comissionados e terceirizados. Aqueles que quiserem participar farão um curso e serão responsáveis por auxiliar os bombeiros militares e os brigadistas a agirem nas situações de acidentes, incêndio e evacuação dos edifícios. 




Informações sobre segurança:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“A vida é uma sucessão de sucessos e insucessos, que se sucedem sucessivamente sem cessar “

José de Mendonça Simões

josedemsimoes@gmail.com


JMSZ€KA

Recife PE

Chegou

Seja benvindo colega ,
Vamos ajudar na evolução indvidual e coletiva o nosso planeta.
Todos podemos fazer alguma coisa.
http://twitter.com/JMSZEKA
http://jmszeka.blogspot.com

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Pesquisador e aficcionado por geopolitica http://twitter.com/JMSZEKKA .