quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Senadores na gastança das sobras de passagens para o ano seguinte ( 2010)


Corregedor: cultura favoreceu farra de passagens
ACM Neto diz que mistura de práticas toleráveis com inaceitáveis estimulou comércio paralelo de bilhetes. Para ele, troca de créditos entre parlamentares não representa quebra de decoro
Eduardo Militão

 

O corregedor da Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), diz que a existência de um caldo de cultura de práticas questionáveis estimulou o comércio ilegal de créditos de passagens nos corredores do Congresso. “Ela não explica todos os casos, mas traduz um bom percentual do que temos visto”, afirma ACM Neto, responsável por presidir sindicâncias contra parlamentares supostamente envolvidos no esquema. 

As sobras de crédito de passagens de uns, as antecipações de cota por meio de agentes e as trocas de requisições de voos entre os deputados formaram o clima para a venda ilegal de cotas. 



ACM Neto diz que tudo estava misturado. “Havia práticas toleráveis, como essa para agilizar o dia-a-dia do parlamentar, e práticas inaceitáveis, como vender com deságio para obter vantagem financeira. Era uma cesta só.” 

Mas o corregedor entende que o deputado não pode ser punido por quebra de decoro se antecipou ou permutou sua cota – o que é admitido por vários parlamentares. Ao mesmo tempo, diz ser pouco crível que todos os agentes não tenham comprado créditos e apenas “prestado um favor” aos parlamentares. 



ACM Neto crê, sim, que alguns agentes tenham antecipado cotas de deputados e recebido o valor de volta, um mês depois, sem cobrar um centavo de juros. “O cara às vezes fazia isso para ter volume e limpar o que era irregular.” 



As apurações do comércio ilegal de passagens ainda não terminaram. Como mostrou o Congresso em Foco, pelo menos seis deputados são investigados pela Corregedoria, um aguarda decisão da Mesa da Câmara e um caso foi arquivado pela Casa. Existem, ainda, 44 servidores respondendo a processo administrativo.


A porta 


Ex-secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o deputado Enio Bacci (PDT-RS) admite que a prática de emprestar e antecipar cotas – feita inclusive no seu gabinete – deu fôlego ao comércio ilegal de passagens aéreas pagas com dinheiro público “Isso foi a porta que viabilizou o ingresso de alguns com má-fé que aproveitaram para ganhar dinheiro. Não tenho dúvida disso”, diz Bacci. 



Entretanto, ele reforça que, no seu caso e no de outros colegas, não houve interesse em lucrar com as operações. “Não podemos generalizar”, afirma o parlamentar. 



O deputado Paulo Piau (PMDB-MG) diz que o costume era errado, mas generalizado. “Você podia dar cota para a gente lá de baixo, era rotina. Está certo isso? Está completamente errado. Mas isso se incorporou na cultura da Casa.” 



Bacci e Piau defendem seus funcionários que fizeram antecipações e permutas de cotas. Afirmam que nenhum deles obteve lucro ou vantagem financeira na operação. Apenas faziam isso para facilitar o dia-a-dia do mandato de seus chefes. 



Afastar a má-fé 



Dois policiais que investigam o comércio ilegal de créditos entendem que a tese da permuta serve para afastar a má-fé dos acusados. E duvidam que os agentes tenham emprestado bilhetes aos deputados e servidores sem cobrança de juros. 



“Isso é incabível. Quem vai fazer um negócio desses? Quem faz tem que ganhar”, diz um investigador, que prefere o anonimato e apura casos semelhantes desde 2005. Segundo esse policial, na venda direta, havia benefícios para as duas partes. “Era bom para o parlamentar, que transformava a cota em dinheiro, e para o atravessador, que comprava com deságio.” 



Outro policial diz que a antecipação de cotas sem cobrança de juros poderia ser interessante, mas não tanto. “Eles ganhavam a comissão da venda da passagem, mas era pouco”, afirma o policial, que investiga a máfia das passagens desde 2003. 



Leia também: 


Entenda como se formou a máfia das passagens




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“A vida é uma sucessão de sucessos e insucessos, que se sucedem sucessivamente sem cessar “

José de Mendonça Simões

josedemsimoes@gmail.com


JMSZ€KA

Recife PE

Chegou

Seja benvindo colega ,
Vamos ajudar na evolução indvidual e coletiva o nosso planeta.
Todos podemos fazer alguma coisa.
http://twitter.com/JMSZEKA
http://jmszeka.blogspot.com

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Pesquisador e aficcionado por geopolitica http://twitter.com/JMSZEKKA .