Passada mais de uma década roubando o aposentado sem retorno ,com o Fator Redutor agora lança no IPCA de forma sinistra para manipular a inflação , essa vai continuar real e crescente e Aposentadoria tendendo a 1 Salário Mínimo!.
Veja algumas observações já feitas e escute!
1- http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/11/29/calculo-do-ipca-ibge-tem-de-explicar-melhor-as-mudancas-419170.asp
2- Cálculo do IPCA: IBGE tem de explicar melhor as mudanças
O IBGE divulgou ontem mudanças no cálculo do IPCA, o índice oficial de inflação. Com base na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), o instituto distribui os pesos de cada item, levando-se em conta quanto as famílias gastam com eles.
Isso tem de ser refeito sempre, porque os hábitos mudam. A cada cinco anos é realizada a POF e, com isso, as ponderações dos índices são alteradas.
Mas ontem, de repente, o IBGE divulgou que vai cair exatamente o peso de itens que estão subindo - educação, cigarro e empregada doméstica.
O preço do cigarro vai aumentar em 2012 porque o imposto subiu. O peso desse item na inflação vem caindo, porque há menos gente fumando, portanto, está pesando menos na renda das famílias.
Mas não conheço ninguém que diga que educação e empregada doméstica estejam pesando menos no orçamento das famílias brasileiras. Então, causa perplexidade: como pode cair o peso deles no índice?
Vale lembrar que os gastos com empregada doméstica batem na inflação de serviços, que está subindo muito e no ano que vem deve subir mais, por causa do aumento forte do salário mínimo.
O IBGE merece o nosso respeito por sua história, tem décadas e décadas de bons serviços prestados ao país. Mas quando há dúvidas, tem de explicar para que elas deixem de existir.
Recentemente, houve um caso esquisito, o vazamento de resultados. Também houve substituição repentina do presidente. Portanto, esse é o terceiro jabuti na árvore.
Na Argentina, destruíram o instituto que faz cálculos estatísticos. Não é o nosso caso, mas o IBGE tem de dar explicações.
Conversei com o economista Luiz Roberto Cunha sobre isso. Ele disse que a POF foi feita em 2008-2009, e os serviços aumentaram depois, nos últimos dois anos. E que o IBGE vai atualizar a ponderação dos índices do IPCA no fim do ano.
Com a mudança, o economista prevê uma inflação menor, de 5,1%, e não de 5,5%, no ano que vem. Ontem, consultorias e bancos revisaram para baixo a inflação, porque o termômetro está mudando.
Algumas coisas fazem sentido, outras estão estranhas, porque vêm a calhar para o governo. Os três itens que citei estavam incomodando, e agora, terão peso menor na inflação.
Ouça
Ouça
Olhem os bolsos que começa 10% a menos nos itens de maior peso!
Redirecionei para melhor compreensão!
J.MSimões- Estatistico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
“A vida é uma sucessão de sucessos e insucessos, que se sucedem sucessivamente sem cessar “
José de Mendonça Simões
josedemsimoes@gmail.com
JMSZ€KA
Recife PE