quarta-feira, 17 de março de 2010

Vinte e cinco jogos do mundial serão vistos em três dimensões em apenas ...

Vinte e cinco jogos do mundial serão vistos em três dimensões
Publicado em 17.03.2010

Como se não bastasse ver os mínimos detalhes de todos os lances da Copa da África do Sul em alta definição, alguns poucos e privilegiados fanáticos pela bola poderão conferir a competição em três dimensões. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) fechou um acordo com a fabricante de equipamentos eletrônicos Sony para transmitir alguns jogos da competição em três dimensões. Serão 25 partidas exibidas no sistema 3D, que requer câmeras especiais com duas lentes para a captação de imagens, televisores especiais para a reprodução e óculos polarizados.

Até o início da competição, já estarão sendo comercializados no País vários modelos de TVs dotadas da tecnologia 3D. A LG já anunciou que trará alguns modelos da linha Infinia ao Brasil, com telas de LCD e Plasma entre 42 e 72 polegadas. A Sony e a Samsung são mais duas fabricantes que preparam lançamentos de suas linhas de telões de alta definição.



Mas antes de se empolgar e gastar cerca de US$ 3,5 mil numa supertela de imagens tridimensionais, é bom ter calma. O acordo entre a Fifa e a Sony prevê que os jogos serão exibidos em telões localizados em apenas sete cidades no mundo: Rio de Janeiro, Roma, Berlim, Londres, Paris, Sydney e Cidade do México. A Sony também será responsável pela gravação do filme oficial da Copa. Para isso, usará a mesma técnica de captura em três dimensões.

Em comunicado oficial, a detentora exclusiva dos direitos de exibição da Copa no Brasil em sinal aberto, a Rede Globo, informou que estuda exibir os jogos 3D em salas fechadas, apenas para convidados. A empresa não revelou se montará mais salas de exibição em outras cidades do País. Nos canais fechados, a ESPN e a DirecTV já confirmaram que terão conteúdo especial usando a nova tecnologia, além de exibir os jogos gerados pela Fifa.

A MÁGICA

Quem já experimentou assistir a filmes e outras mídias em três dimensões sabe que a experiência da estereoscopia é muito marcante. Mas poucos sabem que a técnica por trás da atual tecnologia não passa de uma grande ilusão de ótica.

Funciona assim: uma câmera especial, composta de duas lentes paralelas, grava a imagem. As lentes são dispostas dessa forma para emular proporcionalmente o alinhamento das pupilas humanas. As duas imagens são gravadas de formas ligeiramente diferentes e independentes.

No momento da transmissão, seja numa tela de cinema ou numa TV especial, as imagens são exibidas em eixos diferentes. Assim, uma das cenas captadas por uma das lentes é transmitida verticalmente e a outra horizontalmente. Só que a percepção humana não é capaz de compreender essa bagunça visual e é por isso que a imagem 3D parece desfocada quando observada a olho nu.

Aí entram em cena os óculos especiais. Eles são polarizados de forma a filtrar as imagens dispostas perpendicularmente, fazendo com que cada olho veja apenas um dos eixos. O cérebro, então, processa a imagem e cria o efeito de profundidade característico do 3D. (J.W.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“A vida é uma sucessão de sucessos e insucessos, que se sucedem sucessivamente sem cessar “

José de Mendonça Simões

josedemsimoes@gmail.com


JMSZ€KA

Recife PE

Chegou

Seja benvindo colega ,
Vamos ajudar na evolução indvidual e coletiva o nosso planeta.
Todos podemos fazer alguma coisa.
http://twitter.com/JMSZEKA
http://jmszeka.blogspot.com

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Pesquisador e aficcionado por geopolitica http://twitter.com/JMSZEKKA .